Mães de alunos acompanham sessão. Amigas do Peito são homenageadas
O aumento na segurança das escolas do município foi um dos temas debatidos na sessão de Câmara de 10 de abril.
Os recentes ataques às escolas de Blumenau e São Paulo geraram preocupação em pais de alunos e na comunidade escolar. Os vereadores apresentaram propostas para incremento da segurança.
A principal matéria foi uma Moção de Apelo ao prefeito encabeçada pelo vereador David Donatângelo (PP) e depois assinada por mais vereadores que sugerem instalação imediata de segurança privada nas escolas, detectores de metais, botão de pânico, reforço na ronda escolar e atividade delegada dos policiais militares.
Os pedidos não se restringiram aos vereadores. Mães, pais e responsáveis por alunos também participaram da sessão e se mobilizaram no pedido de mais segurança nas escolas para alunos, professores, apoio escolar e toda a comunidade.
Os munícipes entregaram um abaixo-assinado aos vereadores, que será repassado ao prefeito.
A Tribuna Popular foi utilizada pela oradora Pâmela Pereira Campos Marcolino, que é mãe de alunos da rede municipal, e que reforçou no pronunciamento a necessidade de incremento da segurança. A oradora foi inscrita pelo vereador João Pirolla (Republicanos).
Piso Magistério e dos Agentes
Os professores terão reajuste de 14,95%, retroativo a 1º de janeiro. O percentual refere-se ao piso nacional do magistério para o ano de 2023.
Já os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias terão a fixação do piso em dois salários mínimos, também respeitando legislação federal. Aos agentes, fica estabelecida a revisão anual na mesma data-base em que entrar em vigor o novo salário mínimo nacional, em cada ano.
É o que dizem os projetos aprovados em primeiro turno na sessão. As matérias serão submetidas a segundo turno na sessão da semana que vem.
Veja a notícia completa em
Jornalismo Câmara