Imóvel de mais de 20 alqueires será alienado após tentativas frustradas de aproveitamento; recursos serão destinados à construção de unidade escolar com 350 vagas no Jardim Nova Itápolis

Em audiência pública realizada na noite de terça-feira (15), na Câmara Municipal de Itápolis, o prefeito Mi Reggiani (PL) apresentou os detalhes da alienação do imóvel onde está situada a Escola Agropecuária Dr. Ulysses Guimarães. A área, com 20,66 alqueires e localizada a 18 quilômetros da cidade, será leiloada conforme os termos da nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021).

Os vereadores, secretários e membros da comunidade lotaram o Plenário da Câmara e dialogaram com o prefeito sobre a iniciativa.

Segundo o chefe do Executivo, a avaliação do terreno foi realizada por uma média de cotações fornecidas por cinco imobiliárias, resultando em um preço estimado de R$ 424.732,25 por alqueire. Com isso, a expectativa é arrecadar recursos significativos para viabilizar um novo investimento na área educacional.

O leilão surge após a prefeitura tentar, sem sucesso, alternativas para o uso do imóvel. Entre as possibilidades avaliadas estavam a doação para a Embrapa, com o objetivo de fomentar pesquisas científicas; a criação de uma zona industrial; a doação parcial da área para instalação de uma indústria; e até mesmo a concessão do espaço. Todas essas opções, no entanto, não obtiveram êxito, levando a gestão municipal a decidir pela venda.

Os recursos obtidos com o leilão serão destinados à construção de uma escola municipal de ensino fundamental em tempo integral, com capacidade para 350 alunos do 1º ao 5º ano. O novo equipamento público será erguido em uma área institucional localizada no final do Bairro Jardim Nova Itápolis, no setor leste da cidade. A estrutura contará com 1.887,26 metros quadrados de área construída, em um terreno total de 4.112 metros quadrados, além de espaços pedagógicos, áreas de convivência e infraestrutura para atividades físicas.

Com um custo estimado de R$ 10 milhões, a nova escola contará com equipe composta por 45 profissionais e tem como objetivo não apenas ampliar a oferta educacional, mas também superar a meta 06 do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece a criação de 120 vagas em tempo integral. O plano da prefeitura é entregar a nova unidade até 2027. Caso o valor arrecadado no leilão não seja suficiente para cobrir os custos da obra, a administração municipal se comprometeu a complementar os recursos com verbas próprias.
Jornalismo – Câmara Municipal