Sessão terá ainda permissão de doulas em maternidade
A Câmara de Itápolis se reúne em mais uma sessão ordinária, na segunda-feira (11), às 18h30.
Entre os projetos de lei, dois deles pretendem declarar como de utilidade pública associações sem fins lucrativos que atuam em Itápolis.
A primeira é a Associação Amigas do Peito, que atua na prevenção da saúde da mulher, com foco na prevenção e conscientização sobre doenças como o câncer de mama. A iniciativa é dos vereadores Marinho Almeida (Republicanos), Guilherme Hernandes (PP), Vandair Contrera (PL) e Professor Antônio (PRTB).
A segunda associação a ser declarada como de utilidade pública é o Instituto Sempre Vivva, que atua em ações de desenvolvimento sustentável, educação ambiental e valorização da cultura local, conforme justificativa da matéria. A autora é a vereadora Juliane Grecco (MDB), com subscrição do presidente Professor Antônio.
O terceiro projeto na pauta da sessão de 11 de novembro é da vereadora Juliane Grecco e determina que maternidades e estabelecimentos hospitalares públicos ou privados permitam a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, do parto propriamente dito e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente.
Os outros dispositivos do projeto vedam a cobrança de quaisquer custos adicionais pelos estabelecimentos de saúde pela permissão das doulas.
De acordo com a autora, a intenção do projeto é a humanização do parto e o apoio à mulher durante a gestação e o pós-parto.
As doulas são profissionais que acompanham a gestante durante a gravidez, parto e pós-parto
Requerimentos e indicações
Ainda na Ordem do Dia, o vereador João Pirolla (Republicanos) apresenta dois requerimentos ao prefeito.
No primeiro, o vereador quer saber se estão ocorrendo goteiras nas salas de aula da unidade II da escola Professor José Toledo de Mendonça. Em caso positivo, quais providências estão sendo adotadas pela prefeitura.
No segundo, Pirolla questiona se a prefeitura conhece o problema de infiltração de água na escola Vicente Cassini e se está tomando providências.
A Plenária terá também indicações dos vereadores no Expediente.
A sessão ordinária será na segunda-feira, dia 11 de novembro, às 18h30, com Plenário liberado aos munícipes e transmissão ao vivo no YouTube e Facebook.
Arquivo com Boletim em áudio desta notícia (mp3)
Jornalismo – Câmara Municipal