Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fale conosco via Whatsapp: +55 16 996107999

Projeto de Lei regulamenta porte de armas para a Guarda Civil Municipal

Projeto de Lei regulamenta porte de armas para a Guarda Civil Municipal
Matéria começa a ser apreciada na sessão de 24/3. Ajustes orçamentários e segundo turno de revisão salarial também estão na pauta
▪A Prefeitura de Itápolis apresentou o Projeto de Lei Complementar 03/2025, que regulamenta o porte de armas de fogo para os integrantes da Guarda Civil Municipal (GCM). A proposta estabelece os critérios para a aquisição, uso e controle do armamento, visando garantir a segurança dos agentes e da população. O projeto segue as diretrizes da Lei Federal nº 13.022/2014, que dispõe sobre o Estatuto Geral das Guardas Municipais.
▪A matéria está prevista para ser votada pela Câmara, em primeiro turno, na sessão da segunda-feira (24/3). Além disso, a sessão terá ajustes no Orçamento e segundo turno do reajuste salarial dos servidores municipais.
Porte de Armas
▪Entre os principais pontos do texto do projeto da regulamentação do porte de armas para a GCM, destaca-se a exigência de treinamento técnico e exame psicológico para a concessão do porte aos guardas municipais. O uso do armamento será permitido apenas em situações de risco próprio ou de terceiros, assim como em abordagens que demandem ação imediata. O disparo só será autorizado em casos de legítima defesa, seguindo preceitos constitucionais do direito à vida e à dignidade da pessoa humana.
▪ O projeto também disciplina o controle das armas por meio de diferentes modalidades de cessão, como a cautela fixa (uso por tempo indeterminado), cautela diária (cessão e devolução no início e término do expediente) e cautela emergencial (para casos de extravio ou apreensão do armamento). Além disso, o porte funcional precederá o porte particular durante o expediente, sendo proibido o uso de munição particular em armas institucionais e vice-versa.
▪Outro ponto importante do projeto é a previsão de suspensão e cancelamento do porte de arma. O documento estabelece que a autorização poderá ser suspensa caso o agente seja flagrado alcoolizado ou sob efeito de substâncias entorpecentes, esteja afastado do serviço por período prolongado ou responda a processos administrativos ou criminais graves. Em casos mais graves, o porte poderá ser cancelado definitivamente, com a obrigatoriedade de devolução da arma e da Carteira de Identidade Funcional.
Ajustes no Orçamento e audiência
▪A sessão de segunda-feira terá também projetos que alteram dotações do Orçamento vigente.
▪Uma das alterações modifica a rubrica orçamentária de emenda impositiva do vereador Guilherme Hernandes (PP) para que o CER possa receber recurso de R$ 270 mil para compra de vários materiais permanentes, entre eles aparelhos de amplificação sonora individual. No texto original do Orçamento, as rubricas estão na secretaria de Saúde.
▪Audiência pública antes da sessão, às 18h, dará detalhes dos projetos de mexem no Orçamento de 2025.
Plano de saúde
▪Também entra na pauta de segunda-feira projeto do prefeito que deixa expresso na legislação que secretários municipais e ocupantes de cargos em comissão podem integrar o plano de saúde da prefeitura.
▪No caso dos secretários municipais, por serem agentes políticos, não haverá auxílio da prefeitura. Em outras palavras, os secretários poderão integrar o plano, mas terão de pagar as custas integrais.
Segundos turnos
▪E em turno final, serão votados os projetos que concedem revisão de 4,83% aos servidores municipais.
▪A sessão ordinária será na segunda-feira (24), às 18h30. Antes, às 18h, haverá audiência pública para detalhamento dos ajustes no Orçamento.
Jornalismo – Câmara Municipal

Deixe seu comentário:

Equipe

Facebook

Parceiros

Notícias

Brasil 61

Carregando...