Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
▪Proposições variadas como vetos, projetos de lei ordinária e complementar e ainda requerimentos e indicações foram apreciados na sessão ordinária da noite de 08 de abril, realizada pela Câmara Municipal de Itápolis.
Veto
▪A maioria dos vereadores acolheu o veto total do prefeito a projeto da Câmara que pretendia divulgar no site da prefeitura a lista de compromissos diários do prefeito, vice e auxiliares diretos.
▪A principal razão do veto é que a matéria deveria partir do prefeito e não da Câmara.
▪A autora foi a vereadora Juliane Grecco (MDB).
▪Os votos contrários ao veto foram da autora Juliane e dos vereadores Marinho Almeida (Republicanos), Zequinha Kawachi (PSD) e João Pirolla (Republicanos).
▪Votaram pela manutenção Professor Antônio (PRTB), Marcelo Francischetti (Podemos), David Donatangelo (PP), Guilherme Hernandes (PP) e Vandair Contrera (PL).
▪Com o veto acatado, o projeto vai para o arquivo.
Plano de Resíduos Sólidos
▪Em primeiro turno, foi aprovado o projeto de lei complementar que trata da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.
▪Instituída em 2014 e revisada em 2024, a política é vital para programar as diretrizes dos resíduos sólidos.
▪A votação em segundo turno será na sessão de 15 de abril.
Homenagem a Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais
▪Por unanimidade, os vereadores também aprovaram projeto que cria anualmente uma sessão solene de Câmara para homenagear e valorizar os feitos profissionais dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais de Itápolis.
▪A matéria determina que a solenidade deve acontecer na semana de 13 de outubro, que é o dia nacional dos profissionais.
▪O autor da proposta é o vereador João Pirolla (Republicanos).
Requerimentos
▪Dois requerimentos ao prefeito foram aprovados.
▪O primeiro, de autoria do presidente Professor Antônio (PRTB), pede ao prefeito para que o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER) firme convênio com a AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente.
▪O segundo, de autoria de João Pirolla, quer explicações sobre o lixo acumulado nas proximidades do Cemitério de Tapinas. Os vereadores se alternaram na discussão do texto polêmico, de certa forma.
▪Os vereadores David e Contrera foram contrários com discursos veementes, mas foram minoria e o requerimento foi aprovado.
▪Muitas indicações ao chefe do Executivo também foram debatidas na parte inicial da sessão.
▪A próxima sessão ordinária está agendada para segunda-feira (15/4), às 18h30.